quarta-feira, 25 de julho de 2018

PLATELMINTES


CARACTERÍSTICAS:
Imagem relacionada
- O filo Platyhelminthes, do reino Animalia, é conhecido por: platelmintes, platelmintos, platelmintas ou vermes planos;

-É um filo de invertebrados que possuem: simetria bilateral, protostômios, corpo mole e relativamente simples e não são segmentados;


-Assim como os outros seres bilaterais, os platelmintes apresentam três camadas de tecidos: endoderme, mesoderme e ectoderme (que os diferencia dos cnidários e ctenóforos que possuem apenas dois tipos de tecidos);


-Os platelmintes são limitados a tamanhos e formas diferentes por conta da falta de órgãos circulatórios e respiratórios específicos. Assim, muitos são microscópicos ou, os que são grandes, finos como "fitas";

-Alguns platelmintes são parasitas e passam a maior parte de suas vidas no intestino delgado de humanos, porcos ou bois, por exemplo, e podem provocar doenças como a teníase;

-Os platelmintes não-parasitas são encontrados em rios, mares ou em locais extremamente úmidos pois precisam de muita água para fazer funcionar seu sistema excretor (são amoniotélicos porque excretam amônia e não ureia como os mamíferos).




REPRODUÇÃO:

Geralmente os platelmintes são hermafroditas (possuem tanto o sistema reprodutor masculino como o feminino) e podem se reproduzir sexuada ou assexuadamente:

  • Na reprodução sexuada, dois indivíduos trocam sêmen, reproduzindo-se por fecundação cruzada.
  • Na reprodução assexuada, um indivíduo se divide em dois e cada se parte regenera, criando um novo ser; esse processo também é conhecido como bipartição.


SISTEMA RESPIRATÓRIO :

Os platelmintes usam difusão molecular para transportar oxigênio e dióxido de carbono, através da pele ou dos tecidos. Absorvem nutrientes pelo tecido a partir da pele ou do trato digestivo, já que não possuem sistemas, órgãos especializados em distribuição de nutrientes pelo corpo, trocas gasosas ou respiração.


SISTEMA DIGESTÓRIO :

Possuem sistema digestório incompleto, pois nele só há uma abertura. É constituído de boca, faringe e intestino (boca e cavidade gastro-intestinal).



SISTEMA NERVOSO:
O sistema nervoso central dos platelmintes é formado por anéis nervosos que se ligam a cordões longitudinais ou por pares de gânglios cerebróides; tais quais que partem filetes nervosos que se espalham por todo o corpo do animal. Esse sistema proporciona a eles maior coordenação de seu sistema muscular, que por sua vez, disciplina melhor os movimentos de seu corpo, dando-lhes mais orientação.


TIPOS DE PLATELMINTES :





Prostheceraeus giesbrechtii







Pseudobiceros









Dugesia subtentaculata







Verme terrestre da subfamília Bipaliinae







EXEMPLOS:


  • Classe Turbellaria - Planárias. São animais hermafroditas de vida livre. Possuem aspecto foliáceo, com cílios para locomoção e uma grande capacidade de regeneração.
  • Classe Trematoda – Esquistossomos. São endo ou ectoparasitas com ventosas para fixação, uma na região oral, outra ventral. Causam a esquistossomose. Em geral, são hermafroditas ( Fasciola hepatica), mas existem espécies dioicas (Schistossoma manssoni), em que há dimorfismo sexual e o macho apresenta canal ginecóforo que aloja a fêmea na cópula. A fecundação é cruzada e interna. Possuem cutícula protetora na epiderme e não possuem cílios. O ciclo de vida geralmente inclui um hospedeiro intermediário (vivem nas veias do intestino delgado e do fígado do ser humano).
  • Classe Cestoda – Tênias (solitárias). São animais endoparasitas com hospedeiros intermediários (seres humanos, porcos ou bois), causando a teníase e a cisticercose. O corpo é metamerizado (segmentado) e a epiderme possui cutícula protetora. Não possuem sistema digestório.

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário