domingo, 5 de agosto de 2018

ANELÍDEOS


CARACTERÍSTICAS:

Estes animais, popularmente conhecidos como minhocas, são cilíndricos e alongados.
- Eles possuem o corpo mole pela ausência de esqueleto interno e externo. 
- São metamerizados, ou seja, divididos em anéis. Sua musculatura é individual a cada anel, assim se contraindo e descontraindo para a movimentação e para cavar tuneis por entre o solo. 
- Na superfície do corpo, possuem cerdas, estruturas em formato de pelos, porém duras, que funcionam como ganchos auxiliares neste processo de locomoção. 
- As minhocas não tem olhos, mas possuem células sensoriais espalhadas pela pele em todo corpo. Estas células acusam a presença de luz e, assim, ajudam o animal a procurar ambientes escuros e frescos, onde ele não corra riscos de desidratação. 
- O corpo dos anelídeos é revestido por celoma, uma cavidade corporal que se localiza no interior da mesoderme. É preenchido por um líquido chamado de fluido celômico, onde se alojam as vísceras do animal. O celoma auxilia na locomoção e fornece certa sustentação na ausência do esqueleto.
                                   http://wesleibio.blogspot.com/2016/06/filo-anelideos.html





SISTEMA DIGESTÓRIO:

- Os anelídeos possuem o sistema digestório completo, formado pela boca, o papo, a moela, intestino e o ânus. Se alimentam de detritos orgânicos, principalmente vegetais, que são ingeridos com a terra. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes. 
- Dependendo da espécie podem ser carnívoros (alimentam-se de carne de outros animais), herbívoros (alimentam-se de plantas) ou hematófagos (alimentam-se de sangue de outros animais).


                                         https://blogdoenem.com.br/biologia-anelideos/


SISTEMA RESPIRATÓRIO:


Oligoquetas: Os animais deste filo não possuem um órgão ou um sistema específico para realizar a respiração. Eles fazem isso através da respiração cutânea, onde cada célula da pele faz este processo individualmente. O oxigênio é transportado até as outras células, componentes do corpo do animal, pelo sangue combinado a um pigmento, a hemovanadina.
Poliquetas e hirudíneos ou sanguessugas (aquáticas): Diferente das minhocas, estas duas divisões populares do filo, são aquáticas e não podem usufruir do oxigênio presente no ar, assim tendo brânquias para separar o oxigênio necessário da água. São encontradas na pele de alguns  poliquetas pequenas projeções finas e cheias de sangue, que são chamadas de brânquias. As brânquias são órgãos especializados em retirar o oxigênio  dissolvido na água.



SISTEMA CIRCULATÓRIO:

- Dentre os vermes, os anelídeos são os mais evoluídos quando nos referimos ao sistema circulatório. 
- Possuem sistema fechado, onde há vasos pulsantes (vários equivalentes a “corações”) e o sangue não sai do vaso. 
- A hemovanadina, proteína que compõe o sangue, transporta o oxigênio a todas as células do corpo, exercendo a mesma função da hemoglobina no sangue humano.





SISTEMA EXCRETOR:

- Para retirar as substâncias que sobraram oriundas da digestão, os anelídeos utilizam seus órgãos presentes na pele, os nefrídios, que são encontrados em pares a cada segmento  do corpo. 
- Os anelídeos são amonicotélicos, utilizando amônia (NH3) para dissolver estas substâncias. O problema da amônia é que ela é muito tóxica e se dissolve com facilidade na água, então o animal precisa livrar-se dela rápido. Isso o desidrata bastante, fazendo com que tenham a necessidade de absorver muita água, e é por isso que os anelídeos precisam viver em locais aquáticos ou muito úmidos, por absorverem pela pele.



                               https://slideplayer.com.br/slide/66340/



SISTEMA NERVOSO:

- Estes animais possuem o sistema nervoso do tipo ganglionar, ou seja, composto por um par de gânglios cerebrais, de onde partem dois cordões nervosos ventrais e ao longo dos cordões, há um par de gânglios em cada anel.


REPRODUÇÃO:

- A reprodução dos anelídeos pode ser sexuada ou assexuada, e com exceção dos poliquetas, os anelídeos são hermafroditas.
- Os oligoquetos não se reproduzem sozinhos. Quando duas minhocas se unem elas trocam espermatozoides e cada minhoca armazena temporariamente os espermatozoides que recebeu da outra, depois os deposita, com os próprios óvulos em casulos de muco. No interior do casulo, os espermatozoides fecundam os óvulos e são produzidos vários embriões. O casulo de muco é produzido em uma região mais espessa do corpo do animal, o citelo, e contém alimento para os embriões. No interior do casulo, que é liberado no solo, em local protegido, os embriões têm desenvolvimento direto, ou seja, não existem larvas de minhoca, e originam filhotes semelhantes aos adultos.


CURIOSIDADES:


- Existem anelídeos de diversos tamanhos, variando entre 1 milímetro e 3 metros de comprimento.

- A palavra anelídeo deriva do latim, onde annellus significa anel.
- As minhocas são excelentes bioindicadores da qualidade do solo. Como elas se alimentam de organismos presentes na terra podem ser usadas pra medir os níveis de poluição do solo causados por inseticidas. 

- Os anelídeos da classe poliquetos são, muitas vezes, canibais.

- As sanguessugas produzem uma substância chamada hirudina, que impede a coagulação do sangue e faz também com que a presa não sinta dor quando é atacada por esse animal.Podem também ser usadas para tratamento medicinal devido à essa substância.


FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anel%C3%ADdeo
http://zooanelideos.blogspot.com/2014/12/curiosidade-sobre-anelideos.html?m=1
- Livro Projeto Teláris: Ciências Vida na terra- 7º ano- de Fernando Gewandsznajder

Nenhum comentário:

Postar um comentário