domingo, 7 de outubro de 2018

AVES

CARACTERÍSTICAS:


- As aves possuem algumas características únicas,  vistas como adaptação para a vida aérea,  como a presença de penas, as asas e o esqueleto modificado.
- As penas, assim como as escamas e os pelos, são basicamente formadas por queratina. Seu formato aerodinâmico, sua flexibilidade e o pouco peso são quase perfeitos para voar.
- Asas são logo associadas às aves; por serem os membros responsáveis pelo voo, possuem músculos muito fortes apoiados na cloaca para sustentar todo o corpo no ar.
- O esqueleto se diferencia bastante. Os ossos são  ocos, também chamados de pneumáticos. O osso peitoral, a cloaca, é do mesmo formato de uma quilha de navio, é pontudo e sustenta os músculos das asas.






SISTEMA CIRCULATÓRIO:


O coração destes animais é dividido em quatro cavidades (tetracavitário): dois átrios e dois ventrículos, e não há comunicação entre seus lados ou seja, o sangue venoso não se mistura ao sangue arterial, isso significa que o corpo só recebe sangue rico, o que é importante em animais que gastam tanta energia como as aves. O sangue venoso é aquele pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, e o sangue arterial é ao contrario, rico em oxigênio e pobre em gás carbônico. 





SISTEMA RESPIRATÓRIO:

O órgão utilizado é o pulmão, porém a superfície de absorção de oxigênio é maior, pois eles possuem sacos aéreos, que permitem a maior eficiência e quantidade de ar inspirado ser lançado para o resto do corpo.






SISTEMA EXCRETOR:
                        
Tudo o que é eliminado do corpo das aves sai pela cloaca, um orifício no final do corpo, onde são eliminadas fezes, acido úrico e ovos no caso das fêmeas. Estes animais são uricotélicos.






SISTEMA DIGESTÓRIO:
         
É completo, porém com adaptações. Não possuem mandíbula nem dentes, mas um bico córneo, que reduz bastante o peso. Há também um estômago dividido em três partes, e os restos não absorvidos são excretados pela cloaca.
Os três estômagos são o papo, o estômago químico e o estômago mecânico ou moela. No papo o alimento ingerido é amolecido enquanto descansa, no estômago químico as moléculas compostas são quebrada se se tornam mais simples, e na moela a comida é triturada pela musculatura lisa involuntária.



        

SISTEMA NERVOSO:


Constituído pelo encéfalo, pela medula espinal e por nervos. Os nervos formam uma rede por todo o corpo, a medula espinal é protegida pela coluna vertebral e o encéfalo pelo crânio.






REPRODUÇÃO:


As aves tem sexos separados e a fecundação é interna. Na maioria das aves não há pênis, então o macho e a fêmea encostam as cloacas. Todas as aves são ovíparas, a gema e a clara do óvulo servem de alimento para o embrião em fase embrionária. O ovo também possui uma casca assim como o dos répteis para proteção. O desenvolvimento é direto, ou seja, não há metamorfose.






CURIOSIDADES:

-As aves bocejam assim como nós quando estão cansadas ou com preguiça;
-O beija-flor pode chegar aos 150km por hora batendo suas asas 200 vezes por segundo. Possuem os menores filhotes dentre as aves;
-Um avestruz tem o tamanho de um camelo, entre 1,80 e 2,30 metros;
-O pica-pau bica 100 vezes por minuto a casca das árvores, conseguindo ouvir onde as larvas estão para cavarem no local certo;
-A fêmea que escolhe o macho dependendo de sua preferência.


FONTES:


https://www.todamateria.com.br/aves/
Livro Projeto Teláris: Ciências Vida na terra- 7° ano- Fernando Gewandsznajder
Aulas de Ciências- Carlos Alberto Genz

Nenhum comentário:

Postar um comentário