quarta-feira, 3 de outubro de 2018

MAMÍFEROS

CARACTERÍSTICAS:
-São seres altamente adaptáveis e podem ser encontrados por todo planeta, já que muitos vivem em sociedades e cuidam dos filhotes até se tornarem independentes.
-Se caracterizam pela presença de pelos pelo corpo. A quantidade varia entre as espécies: baleias, por exemplo, apresentam pouquíssimos pelos ao redor do focinho, sendo a pele predominantemente lisa. O pelo funciona como um isolante, dificultando a dissipação do calor da superfície da pele para o ambiente. Isso permite que a temperatura corporal dos mamíferos se mantenha constante (são endotérmcos e homeotérmicos) Eles ainda a mantém graças à sua pele, formada por duas camadas principais (epiderme e derme), onde se encontram glândulas sebáceas e sudoríparas que auxiliam a regular a temperatura, havendo também variações em sua espessura. 
-Outra característica fundamental é a presença de glândulas mamárias nas fêmeas (por isso o nome da classe, Mammalia) e por elas alimentam seus filhotes. 
-Seu corpo é sustentado por um endosqueleto totalmente ossificado com cabeça, tronco e 4 patas (exceto cetáceos) com até 5 dedos, em espécies quadrúpedes (a maioria) e outras bípedes, (cangurus e homem).



SISTEMA CIRCULATÓRIO:
fechado, já que o sangue circula apenas dentro dos vasos sanguíneos. 
- Circulação dupla e completa.
-O coração possui quatro câmaras, ou seja, é tetracavitário, com 2 átrios e 2 ventrículos.Por isso, não há comunicação entre o lado esquerdo e o direito do coração. 
-Não há mistura entre o sangue venoso e arterial, pois o septo que cresce justamente para impedir esta mistura já está totalmente desenvolvido.



SISTEMA RESPIRATÓRIO:
-O tronco dos mamíferos exibe costelas acopladas ao esterno, formando uma caixa torácica que lhes confere os movimentos respiratórios devido à presença do músculo diafragma. 
-Sua respiração é exclusivamente pulmonar, ocorrendo através dos pulmões. Isso ocorre mesmo com os mamíferos aquáticos. 
-As hemácias, estruturas arredondadas e sem núcleo, carregam o oxigênio pelo corpo. O pulmão dos mamíferos é composto por dois grandes lobos. O ar entra pelas narinas, passa pela faringe, laringe, traqueia e chegando aos pulmões. A traqueia se divide em dois ramos, um para cada grande lobo. Cada ramo se divide em ramos menores, os bronquíolos, e na ponta de cada um deles há um conjunto de sacos chamados alvéolos, estrutura responsável pelas trocas gasosas. O diafragma, abaixo dos pulmões, auxilia na compressão e expansão das costelas para facilitar a entrada e saída de ar. 
-A existência de alvéolos nos pulmões aumenta muito a superfície destes órgãos, tornando o sistema respiratório dos mamíferos muito eficiente. Essa eficiência permite que esses animais tenham uma pele protegida contra a desidratação, facilitando a vida fora da água.  
-Para cada alvéolo é necessário um bronquíolo (tipo de ''cano'' que leva o ar para o pulmão), e se houver inflamação nestes bronquíolos, a respiração é prejudicada. Por isso, pessoas com problemas respiratórios (como quem sofre de asma) não devem viver em lugares muito quentes, já que esta temperatura é adequada à propagação de fungos e bactérias, que poderão causar estas infecções.

        http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/respiracao.html


SISTEMA EXCRETOR:
-O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres (canais condutores), uma bexiga urinária e uma uretra (canal de saída), que se abre do lado externo do corpo. Os rins retiram do sangue substâncias tóxicas produzidas pela atividade celular, além da água e sais minerais em excesso (já que necessita de bastante água para ser produzido,nos corpos com baixo consumo de água o volume urinário é baixo), ou seja, filtram os líquidos corporais. Estas substâncias são eliminadas e dissolvidas na água e constituem a urina (passa pelos ureteres e se acumula na bexiga urinária até sair do corpo pela uretra).
-Em machos, o canal da uretra e da liberação de gametas é o mesmo, já em fêmeas, o canal é diferente.


SISTEMA DIGESTÓRIO:
-Os mamíferos apresentam uma variedade de modos de alimentação. A presença dos dentes contribui para que possam explorar diversos tipos de alimentos.
-Ao longo do tubo digestório, o alimento entra em contato com as enzimas digestivas, fabricadas pelas glândulas salivares, fígado, pâncreas e intestino delgado. Os restos são eliminados pelo intestino grosso (através do ânus).
-A alimentação dos mamíferos é muito variada, por isso seus sistemas digestivos apresentam diferenças. Os insetívoros têm os dentes pontudos para conseguirem quebrar o exoesqueleto duro dos insetos, tendo também o intestino pequeno. Os herbívoros ruminantes, como vacas, tem trato com quatro câmaras e um longo intestino, para que a celulose seja efetivamente quebrada e os nutrientes absorvidos. Os herbívoros não ruminantes, como os coelhos,  têm o intestino longo. Os carnívoros têm o intestino pequeno.
-Conforme o tipo de alimentação, são classificados em:
  • Carnívoros: dentes caninos bem desenvolvidos e sua dieta se baseia no consumo de proteína e lipídios (raposas, cães, onças e leões).
  • Herbívoros: dentes caninos rudimentares ou ausentes e os molares bem desenvolvidos. Alimentam-se de vegetais e apresentam adaptações para a digestão de celulose (hipopótamos, girafas, bois, cangurus e zebras).
  • Onívoros: dieta mais diversificada, alimentando-se de fontes animais e vegetais (urso, primatas e porcos). 





SISTEMA NERVOSO:
sistema nervoso dos mamíferos é composto pelo sistema nervoso central e periférico. O principal órgão do central é o encéfalo, que é protegido pelo crânio e apresenta diversos lobos e inúmeras células nervosas gerando uma complexidade de comportamentos. O periférico é composto por nervos distribuídos pelo corpo pela coluna vertebral. O sistema sensorial varia conforme os hábitos dos animais. Os animais noturnos têm olfato bem desenvolvido, e a visão é mais apurada em animais de hábitos diurnos.






REPRODUÇÃO:


-Nos mamíferos os sexos são separados, ou seja, existem machos e fêmeas (dióicos). Assim, a reprodução é sexuada.
-Apresentam períodos de reprodução definidos, ou seja, épocas que favorecem a origem de filhotes.

-O tempo de gestação e a quantidade de filhotes originados a cada ciclo reprodutivo varia conforme a espécie. Por exemplos, os gambás podem originar até 13 filhotes em uma única ninhada.
-Os machos têm testículos (órgão produtor de espermatozoides) externo ao corpo e um órgão introdutor de gametas (pênis) também externo. A fecundação é interna (vivíparos) e o embrião se desenvolve dentro do corpo materno (no útero) até estar desenvolvido o suficiente para nascer. Ao nascer, o filhote é amamentado com leite materno, havendo cuidado parental por um longo tempo. A copulação é feita no período de estro das fêmeas, quando os óvulos são liberados.
- O embrião retira alimento e oxigênio do sangue da mãe por meio da placenta, por meio da qual gás carbônico e outros resíduos produzidos pelo embrião são lançados no sangue materno. Ela se comunica com o embrião pelo cordão umbilical, cortado quando nascemos.



CLASSIFICAÇÃO:

Os mamíferos são subdivididos em vários grupos, conforme algumas características.

1. Ambiente em que vivem:

Aquáticosbaleia orcapeixe-boi, golfinho, boto, leão-marinho, lontra e foca.
Terrestres: ser humano, cachorros, girafa, leãotigre, macaco, boi, urso, tamanduá, raposa, gato, onça, camelo, ovelha, jaguatirica.
Existem ainda os morcegos, animais mamíferos aéreos. O urso polar também é mamífero, porém com habilidade de natação.

2. Padrões reprodutivos:

*Forma como ocorre o desenvolvimento da gestação.
Placentários: toda a gestação se desenvolve no interior do corpo da mãe. Possuem pelos e produzem leite (a fêmea tem glândulas mamárias, mas não tem mamilo, então o filhote lambe o leite que escorre pelos pelos da mãe (ser humano).

Marsupiais: parte da gestação é no interior do corpo materno e após isso, o filhote se desenvolve no interior de uma bolsa chamada de marsúpio (cangurus, coalas e gambás).
Monotremados ou prototérios: colocam ovo com gema e casca, que permanece por certo tempo dentro do corpo materno, recebendo os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento (ornitorrinco).

CURIOSIDADES:
  • O cão, o gato e o rato não possuem glândulas sudoríparas.
  • A baleia-azul é o maior mamífero do Planeta, enquanto os elefantes são os maiores mamíferos terrestres.
  • Os únicos mamíferos capazes de voar são os morcegos.
  • O menor mamífero do mundo é o morcego de Kitti, ele pesa cerca de 1,5g.
  • Os mamíferos surgiram de uma evolução de um grupo de répteis chamados terapsídeos, que viveram no período Triássico (225 M.a. atrás).
  • Horas de sono por mamíferos: Baleia - 1 hora; Boi - 4 horas; Cão - 10 horas; Cavalo - 3 horas; Elefante - 3 horas; Foca - 6 horas; Gato - 15 horas; Girafa - 2 horas; Golfinho - 10 horas; Leão - 18 horas; Morcego - 19 horas; Porco - 8 horas; Preguiça - 20 horas; Rato - 13 horas; Zebra - 3 horas.

Para saber mais sobre os mamíferos, não deixe de assistir ao vídeo abaixo, do professor Artur Ramos:



FONTES:
https://www.infoescola.com/biologia/mamiferos/
Livro Projeto Teláris: Ciências Vida da Terrra - 7º ano - de Fernando Gewandsznajder

2 comentários: