quarta-feira, 17 de outubro de 2018

RÉPTEIS

CARACTERÍSTICAS:
Recebem esse nome, do latim reptare, pelo seu modo de locomoção rastejante e, mesmo que alguns répteis vivam na água, todos descendem de ancestrais adaptados à vida na terra.










LOCOMOÇÃO:


Possuem quatro pernas com cinco dedos, inseridas lateralmente na mesma linha do corpo, sendo duas na parte anterior e duas na parte posterior, o que proporciona equilíbrio ao animal no meio terrestre, caracterizando-os como seres rastejantes.






SISTEMA CIRCULATÓRIO:

- Todos os répteis possuem átrio esquerdo e direito separados, com exceção dos crocodilianos (que são tetracavitários), seus ventrículos são um tanto unidos. Apesar disso, sua circulação é dupla e os sangues arterial e venoso não se misturam. 
- As tartarugas e escamados têm em seus corações um ventrículo que funciona como três cavidades e são capazes de controlar o fluxo de sangue de acordo com suas necessidades respiratórias e de temperatura. Os crocodilianos também podem mudar seu fluxo sanguíneo entre os circuitos pulmonar e sistêmico, mas a morfologia e o mecanismo do coração são diferentes.







SISTEMA RESPIRATÓRIO:


- Os répteis dependem quase unicamente dos pulmões, que apresentam mais câmaras internas e alvéolos que os dos anfíbios. 
- Em sua maioria, a ventilação dos pulmões desses seres ocorre por um sistema de pressão negativa em que as costelas e a parede corporal expandem a cavidade torácica, diminuindo a pressão dos pulmões e puxando o ar pra dentro. Logo em seguida, o ar é expelido pelo movimento que comprime seus pulmões. 
- As tartarugas, por sua vez, inalam o ar contraindo seus músculos, visto que o movimento da parede corporal é impossível, pois sua costela faz parte da carapaça. 
- Já os lagartos não conseguem utilizar os músculos do tronco para a respiração, então precisam parar para respirar enquanto se movimentam; outros tipos de lagartos resolvem o problema enchendo a região gular da garganta de ar.





SISTEMA EXCRETOR:


- Os répteis apresentam rins metanéfricos e uma bexiga urinária que é uma evaginação da parede ventral da cloaca; No entanto, crocodilianos, serpentes e alguns lagartos não apresentam essa estrutura. 
- Todos são uricotélicos e reabsorvem a água da bexiga, liberando somente uma urina pastosa com compostos químicos. No entanto, os crocodilianos e tartarugas também são capazes de liberar uréia, caso tenham muita água disponível. Além disso, várias espécies de répteis possuem glândulas com células especializadas no transporte de sal, que locomovem ativamente sódio e potássio e determinam  a dieta desses animais.






SISTEMA DIGESTÓRIO:


É constituído de boca, faringe, esôfago que conduz ao estômago, intestino e cloaca, além do fígado e pâncreas que são adaptados para o tipo de alimentação do animal. Grande parte dos répteis não aquáticos possuem glândulas orais por sua necessidade de umedecer alguns alimentos para reduzir a fricção durante a deglutição.







SISTEMA NERVOSO:

- Os répteis possuem um cérebro semelhante ao de outros vertebrados e seus hemisférios, além de completamente separados, são maiores que os dos anfíbios, apresentando um melhor sistema olfativo. 
- Assim como o cérebro, o cerebelo e o lóbulo óptico também são maiores, o que proporciona maior precisão na visão (o sentido dominante da maioria dos répteis) e movimento de seu corpo. 
- Na maioria das vezes, os répteis apresentam em seus olhos as membranas inferiores, superiores e nictitante e provavelmente vêem cores e formas com mais nitidez que os anfíbios. Há ainda os répteis que formam o olho mediano (parietal) que localiza-se na parte superior da cabeça, encoberto por pele, e sua função relaciona-se com o controlo metabólico diurno e sazonal. 
- Alguns répteis apresentam um ouvido interno semelhante ao dos anfíbios, mas as serpentes, por exemplo, adaptaram-se para ouvir vibrações transmitidas pela mandíbula (captando-as tanto pelo ar como pelo substrato). O sentido olfativo relaciona-se com a cavidade bucal através de ductos, onde detectam-se as informações químicas do ambientes. Alguns répteis não possuem este órgão (crocodilianos e quelônios), outros o possuem só que mais desenvolvido (squamata) e outros o utilizam para sentir o gosto dos alimentos que ingerem (tuataras).




REPRODUÇÃO:

- Os répteis possuem fecundação interna e seus embriões se desenvolvem em ovos com casca. Nesse tipo de fecundação, os machos apresentam um pênis para introduzir os espermatozoides no corpo da fêmea (o que protege os gametas da desidratação). 
- Dentro do ovo, o embrião também fica protegido da desidratação por conta da casca, que apresenta sais de cálcio e é revestida por uma membrana (o córion), além de estar mergulhada em uma bolsa de água. O ovo também apresenta em seu interior a gema e a clara, que alimentam o embrião, permitindo-o nascer completamente formado e semelhante a um  adulto. 
- Os répteis são divididos entre vivíparos (embrião desenvolve-se dentro do corpo da mãe que o alimenta constantemente), ovíparos (vão à terra botar seus ovos); e ovovivíparos (embrião desenvolve-se dentro de um ovo que permanece no corpo da mãe).




CURIOSIDADES:

- Os répteis são divididos em quatro grupos: Testudinata (tartarugas), Squamata (serpentes e lagartos), Rhynchocephalia (tuataras) e Crocodilia (crocodilos e jacarés).
- Por serem animais de sangue frio, dependem do calor para sobreviver. Por isso, em locais de clima temperado, a maioria desses animais costuma hibernar no inverno.
- O maior lagarto do mundo, que pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar mais de 70 kg, é o dragão-de-komodo.
- O fóssil mais antigo de uma tartaruga já encontrado foi estimado ser de 215 milhões de anos atrás, ainda no tempo dos dinossauros.


FONTES:

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/biorepteis.php
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/o-sistema-circulatorio-dos-repteis/23736
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/o-sistema-respiratorio-dos-repteis/23746
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/sistema-digestorio-dos-repteis/23766
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/sistema-nervoso-e-orgaos-dos-sentidos-dos-repteis/23765
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/sistema-excretor-dos-repteis/23767
https://luccabrasil.wordpress.com/2017/09/22/30-curiosidades-sobre-repteis

Nenhum comentário:

Postar um comentário